Dia dos Namorados para Adolescentes [e solteiros]

Este post é leitura OBRIGATÓRIA para menores de 18 anos.  

Gente, estou abrindo aqui minha intimidade para compartilhar uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vide! Eu estou em um relacionamento sério com uma das minhas pessoas favoritas, e uma das pessoas que mais amo nesse mundinho nada redondo… Eu mesma.

giphy3
“Estou namorando comigo mesma” – via Giphy.com

Eu sei, pode parecer narcisismo, mas eu vou explicar! Inclusive, queridos “ex-mozis”, se estiverem lendo isso, fico muito feliz de ainda sermos em algum grau  amigos (depois de muito auê e muito caô, Jesus é lindo e tá tudo OK). Aconselho que as pessoas se perdoem, é muito bom. E quem sou eu pra dar conselho? Pois é, ninguém. Mas posso compartilhar com você algumas essências.

Comecei a namorar muito cedo… Com 13 ou 14  anos, para ser mais exata. Eu me rendi sem questionar as imposições sociais de que deveria namorar. Ah, vai dizer, é legal né… Mas onde já se viu ser chamada de “encalhada” na adolescência?! Então, de forma (in)consciente sempre estive disposta a namorar e me relacionar amorosamente. Como esperado, deu muita merda e também aconteceu muita coisa muito legal – aquela velha historia de que todas as escolhas tem seu lado bom e ruim, sempre, você só tem que ponderar qual consequência quer.

(Abrindo um parênteses para pedir desculpas para todos os menininhos que passaram pela minha vida enquanto eu não sabia o que estava fazendo, ou seja, sempre. E claro, fica aqui também a gratidão porque de alguma forma vocês têm meu carinho. Fechando parênteses).

Mas o que eu percebi que precisava mudar de uma vez por todas depois de alguns namoros sérios, rolinhos e paixonites agudas é que eu estava fazendo tudo errado o tempo todo. É, TUDO errado. Tudo. Poderíamos ter evitado estresses desnecessários, laços cortados desnecessariamente… Namorar cedo é desnecessário. Ah, bom fazer um adendo: idade não tem nada a ver com maturidade. Tem muita gente de 15 dando lição de moral em relacionamentos de pessoas de 30 anos (que exagero, Lia)! Mesmo assim, se você tem menos de 18 anos, sugiro que aproveite sua solteirice.

giphy2
All the Single Ladies, Beyonce – via Giphy.com

Tá, mas e aí? Eu que pergunto! Por que ninguém antes me disse o quanto era importante e bom estar solteiro? (desculpa mãe, você sempre teve razão) Pare pra pensar em todo o esforço, dinheiro, energia e tempo que dedicamos em nossos relacionamentos amorosos imaturos enquanto poderíamos estar reforçando amizades, aprendendo coisas novas e evitando muita cara inchada porque as coisas não deram certo. Não sei contar de quantas coisas boas eu me privei ou privei o outro de fazer (e até mesmo ser) porque estávamos em um relacionamento “sério” extremamente imaturo para ambos lados. E menos ainda sei contar quantas vezes o impulso levou a mim e a muitos amigos meus viver um momento avulso. A vida tem etapas, e estar solteiro (feliz, realizado, confortável consigo mesmo e sem “caçar” nada ou beijar bocas por aí) faz parte de uma delas.

Um conselho bem importante: faça melhores amigos, não pretendentes. Assim a vida fica mais leve e no momento certo as coisas fluem de forma natural e feliz. (Boa sorte).

Fico preocupada em ver como as revistinhas e os tios no final de ano sugerem fortemente que nós deveríamos estar em um relacionamento sério ou nem tão sério assim (!!!), porque se não somos “chatos”, “exigentes”, “desinteressantes”, “fora de moda”, “encalhados” e muitas vezes nessa mentalidade a falta de um par se relaciona a falta de sucesso. Daí vem o desespero, atitudes impensadas, relacionamentos imaturos, divórcios (que exagero, Lia 2).

Já pensou na responsa que é você cuidar do coração de alguém? E como você quer cuidar do coração de alguém se ainda precisa cuidar do seu? Enquanto o momento certo não vier, está tudo bem não ter um par. Está tudo bem em aproveitar a sua juventude sem jantares ou passeios românticos. Está tudo bem ser solteiro! Ser solteiro tem lado bom e ruim, bem como ser casado tem outros lados bons e outros lados ruins e assim vai com todas as fases da nossa vida.

giphy
amor próprio – via Giphy.com

Não acredito em alma gêmea, e nem que quando aparecer “o cara certo” ele vai estar envolto de brilho do céu, com uma placa de “Oi meu amor, sou eu” (embora, convenhamos, seria muito mais fácil). Por isso cultivar amizades verdadeiras e fortes é tão importante. Talvez eu já conheça meu marido, talvez eu chame ele de “brother”, ou sei lá! Talvez eu perceba ele amanhã, no mês que vem, no ano que vem ou em 3 anos! O que importa é um conselho de um rei muito sábio:

“Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não quiser” – Cânticos dos cânticos 8:4

O mais importante de tudo: a nossa maior busca deve ser sempre o Reino. Sempre. Nossa maior busca não deve ser arranjar um par, mas encontrar, conhecer e experimentar o maior e mais verdadeiro amor de todos… Jesus.

“Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e as outras coisas vos serão acrescentadas” – Mateus 6:33

Você ainda é jovem, um nenis com muita coisa pra viver. Afoba não! Conselho da Tia Lia pra você menor de 18 anos: tenha bons e melhores amigos, não namorados. Pode ser que um desses seus BFFs seja O cara, e isso vai ser mágico, acredite. Se conheça, se cuide, seja independente emocionalmente e sobretudo dependente de Deus. Isso vai facilitar sua vida a mil. De nada. E se você leu até o final, porém tem mais de 18 anos, outro dia eu falo com você sobre isso, mas também tenho um recado pra você:

giphy4
“Você precisa relaxar” – via Giphy.com

 

VEJA: Deus tem a pessoa ideal pra você? 

Com isso me despeço, com beijo pra quem é de beijo, abraço pra quem é de abraço, e aperto de mão para quem é de aperto de mão…

TchTchTchTchau!


Um comentário sobre “Dia dos Namorados para Adolescentes [e solteiros]

Deixe um comentário