Honra as mães

Vamos refletir sobre esses seres humanos chamados “MÃE”.

mommyy
via @saarmanche on instagram

Aconteceu um fenômeno quando completei 16 anos de idade. Fiquei bem mais sensível do que era antes. Eu mesma não sou mãe, mas me emociono de ver criancinhas cantando em um coral, pensando no orgulho que aquelas mamães devem sentir ao ver eles ali, bonitinhos. Aos 18, fiquei pasma ao me imaginar mãe, como aconteceu com a minha mãe. Pensar nisso é emocionante. Hoje, com mais de 20, o sonho de adoção é cada dia mais nutrido em mim. Propagandas de dia das mães, todas me fazem chorar. E é de feliz! Não é constrangedor perceber que você é amado num grau que jamais será capaz de retribuir? E não é assustador perceber que você é capaz de amar tanto sem querer retribuição?

Há uma dívida eterna com essas mulheres pela dedicação, disposição, carinho, afeto e amor delas pelas crias. Claro! Lá vem alguém no mundo, que não sabe o que está acontecendo, e elas acolhem, cuidam, instruem. Não são obrigadas a isso! Muitas mulheres escolhem se livrar dessa responsabilidade, mas elas não. Fazem todo o possível e o impossível por uma pessoa que nem sabe o nome delas ainda. Movem o mundo por um mini ser que de repente mudou toda a sua rotina de trabalho, ciclo social, atividades, hobbies… Alguém que chegou causando! E elas prontamente vem com serviço, como se aquele pequeno ser humano fosse a coisa mais preciosa do mundo. E não tem quem convença do contrário.

E a minha mãe que cuida de mim independente da
minha idade,
E quem não tem mamãe, valoriza e tem saudade.
Eu respeito, ah mas como eu respeito,
Amor de mãe não se escreve, aí não tem defeito.
Seria tão bom se a mãe da gente não sofresse,
Não ficasse doente e também não envelhecesse.

(Criolo, É o Teste)

Mãe é se preocupar com os mínimos detalhes, até parecer chata, de tanto cuidado. Em pouco tempo recebem uma graduação da vida em costura, culinária, psicologia, pedagogia e podem até receber uma medalha de soldado por sobreviver ante tanto estresse e falta de sono. E mesmo que reclamem de sua condição vez ou outra, rapidamente desmoronam com um recadinho ou abraço de gratidão, esquecendo do cansaço. Ser mãe é aceitar uma responsabilidade sobrenatural de educar uma pessoa para viver neste mundo e quem sabe deixá-lo melhor, com amor.

Ora essa, não deve ser fácil amar tanto e receber tanta ingratidão.

Ainda assim
Insiste em me amar
E nada faz ser diferente
Mesmo que eu tente vez ou outra me afastar
Eu sei que
Sempre que voltar pra casa
Os seus braços abertos vão me receber
Nessa teimosia
A sua teimosia em me amar

(Pedro Valença, Teimosia)

Nesse dia das mães, devemos reconhecer que como sociedade temos uma dívida eterna com essas guerreiras. Com essas rainhas guerreiras. Uma dívida de lhes entregar o apoio que elas precisam ao decidir ser uma mãe. (Apenas um adendo aqui: uma mãe não precisa ter necessariamente gerado uma criança para ser uma mãe).  Apoio emocional, apoio de realocá-las no mercado de trabalho, de não encher o saco quando o filho faz birra em algum lugar, de ter empatia. De abraçar elas, de beijar elas, de mimar elas.

Quando a gente vê uma mãe, não só hoje mas sempre, devemos tratá-la como alguém muito importante, tipo… Eu ia dizer presidente da república mas a gente faz meme do presidente então não rola HAHA! Mas devemos ver as mães como alguém que devemos retribuir amor, sempre. Não só a minha, não só a sua, mas todas as mulheres que são mães. Seja ela mãe de gestação ou mãe de coração. Sempre que você tiver oportunidade de pagar algo pra ela, de fazer algo pra ela, sinta isso como um privilégio. Imagina! Poder escutar um “obrigada” dela? Que honra!

Mãe é uma demonstração do carinho de Deus aqui na terra. É pra gente ter uma noção do quanto Deus nos ama. Pra ter noção do quanto podemos amar. Pra sentir um pouquinho do céu num abraço.

Quando disser que vi Deus
Ele era uma mulher preta

(Emicida, Mãe)

Parabéns a todas as mães ❤

mommy
A mãe alma gêmea

 

 

grammy
A mãe companheira
grammy
A mãe açucarada

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s