Manual de Como Lidar com Gente Bem Educada

 

3359468bf43d99471ce3b955ba4c379a

Colagem via Rebloggy

Dia desses uns rapazes passaram por mim e gritaram um cordial “Bom Dia”, animados, indo trabalhar. Gentilmente respondi e sorri. Em questão de segundos um mal informado me solta: “nossa, tá fácil assim é?”. E esse é o relato sobre o dia em que fiquei constrangida por ser bem educada.

Engraçado. Somos todos seres humanos vivendo em um mesmo lugar, mesma cidade, mesmo estado, mesmo país, mesmo continente, mesmo mundo, mesma galáxia, mesmo universo… E ainda assim sequer nos cumprimentamos. Alguns por medo, outros por má educação mesmo e outros por indiferença. Seja lá o que for, estamos desacostumados com a gentileza e boa educação.

Infelizmente a sociedade caótica em que vivemos relaciona bons atos com interesse de qualquer espécie. Em certos casos, fico constrangida de conhecer rapazes novos, porque como uma garota hétero, muitas vezes minha gentileza e boa educação é confundida com intenções amorosas. Como trato todos igual, logo posso parecer uma garota muito “dada”, como se diz. E é péssimo quando você elogia alguém e a pessoa retruca um “tá querendo o quê?”. E isso me indigna. Por isso vos escrevo o Ultimate Manual de Como Lidar com Gente Bem Educada!

Se a pessoa te cumprimentou, cumprimente de volta! Se ela sorriu, que tal ao menos acenar? Se você recebeu um elogio, não quer dizer que o bem educado quer seu emprego, seu dinheiro, sua mão de obra ou seu corpitcho. Se alguém quis te conhecer e saber mais sobre você,  essa pessoa quer… Apenas isso, te conhecer e saber mais sobre você. Por você ser um ser humano e não (necessariamente) um “bom partido”. Naturalmente com o tempo alguma coisa pode acontecer, quem sabe? Mas não, não a princípio, é só boa educação mesmo.

Se você se machuca e a pessoa oferece ajuda, se ela sempre te escuta e aparentemente gosta de passar tempo com você; ela entende que você, como ela, é um ser biopsicossocial que precisa de relações saudáveis. Relacionamento nem sempre quer dizer relacionamento amoroso, para constar. Ah, inclusive, se a pessoa é carinhosa ela não quer te “pegar”, ela só é carinhosa. É simples. Uma pessoa bem educada é bem educada com todo mundo, não só com você. Observe.

Queridos lobos vestidos de ovelha (pessoas que são bem educadas e gentis apenas para comer pelas beiradas, ou seja, por interesse), não suje o nome dos bem educados. Pessoas que estão desacostumadas com os bons modos, sinto muito pelos motivos que te fizeram criar essa barreira, mas é sério, ainda há esperança. Sorria você também. Se você é uma pessoa bem educada e sofre desse mal entendido, não desanime nem deixe de ser bacana. Seja um contaminador de gentileza, bons modos e empatia. Como já tem sido.

 

Anúncios

4 comentários sobre “Manual de Como Lidar com Gente Bem Educada

  1. Engraçado, já me senti constrangido muitas vezes por tentar ser bem educado, como já fui constrangido por evitar ser bem educado. Mas em dado momento decidi que eu seria quem eu quisesse ser no momento que quisesse e não deveria satisfações a ninguém. Frustraria a expectativa de alguns? Talvez, eu já fiquei frustrado por ter minhas expectativas frustradas e ninguém se preocupou com isso. Não que devamos ser corteses o tempo todo, tudo tem seu momento, as pessoas tem que ter o seu momento. O que nos faz sentir constrangidos ou decepcionados, por incrível que pareça, não somos nós ou nossas atitudes em si, são as expectativas colocadas nelas. Então, o que tem que ser mudado ou revisto são as expectativas que temos das pessoas e de nós mesmos, e deixe quem quiser criticar, deixe quem quiser ridicularizar, geralmente esses críticos, não são críticos, mas sim perturbadores da paz alheia, preconceituosos. O crítico é um analista que baseia seu julgamento em teorias.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s