Na minha casa ou na sua academia?

e8250a01edb7957105e7294eaf3fc1b8
Foto via iheartorganizing.com

Corridas e caminhadas no parque, yoga ao ar livre, uma pedalada pelas ruas, estúdio de pilates, aquela academia na outra esquina… Existem várias modalidades e práticas diversas para manter o corpo ativo, vivo e saudável. Principalmente em épocas de verão e férias, a prática de exercício físico é muito requisitada e as academias são procuradas.  Mas por outro lado existem pessoas que preferem não sair de casa para suar a camisa. Será que fazer exercícios em casa ou sem acompanhamento pode ser seguro e gerar bons resultados?

A estudante de estética Fernanda Poli tem 20 anos, e embora já tenha tido acompanhamento de personal trainer, optou por fazer seu treino em casa sozinha. “A vantagem de fazer em casa é se sentir livre. Uma liberdade que na academia você não tem, posso fazer na hora que eu quiser”. Fernanda afirma que com sua rotina em casa, perdeu 5 quilos em um mês.

Já Vinícius Neves, 19, fez o contrário de Fernanda. Ele começou em casa com ajuda da internet e depois partiu para a academia. Vinícius alega que nesse ambiente tem acesso a mais aparelhos que o ajudam em seus objetivos, e que o único desconforto é mesmo o deslocamento. Vinícius afirma sentir que a “qualidade de vida melhorou”.

Embora o iniciante tenha boa vontade, ele não tem conhecimento suficiente para praticar sem acompanhamento de forma segura, ou seja, sem lesões e alcançando os resultados desejados. Os profissionais da área de saúde aconselham para quem está começando que o exercício seja feito com supervisão.

Pré-treino

As pesquisas e opiniões dos especialistas sobre o alongamento antes da atividade física têm muitas controvérsias, mas a fisioterapeuta e professora de pilates Angela Borguezane declara que é “essencial antes de qualquer prática esportiva realizar um aquecimento”. Segundo ela, dessa forma o corpo já entende o que está por vir. Angela alerta que mesmo com as controvérsias, o alongamento é importante pela flexibilidade que proporciona, o que é essencial em algumas modalidades de esporte físico. A doutora Natacha Royer, especialista em posturologia, concorda com Angela e quanto ao alongamento, sugere que seja pós-treino, para evitar lesões.

Conheça seus limites

A fisioterapeuta Priscila Guerios afirma que “é importante conhecer os limites do próprio corpo”. Ela aconselha o uso de um espelho na execução dos exercícios, “porque quando você olha no espelho você consegue observar a postura”. No caso de dores durante a execução de algum movimento ou cãibras, o exercício deve ser suspenso. “O importante é fazer atividade física, respeitando seu corpo e seus limites. Tudo que é exagerado não faz bem”, alega.

Natacha Royer alerta que “o exercício físico é muito bom, porém sem acompanhamento algum, ele pode se tornar um vilão para o nosso corpo”. Se não for possível ter essa ajuda, ela aconselha que “é necessário começar devagar e respeitar os alertas que o corpo nos mostra”.

Natacha explica que a coluna foi feita para formar um eixo entre a cabeça e o restante do corpo, e não para fazer força. Os braços e pernas devem ser usados para o trabalho mais pesado. Além disso é importante ter o abdômen levemente contraído e os ombros relaxados para não sobrecarregar a coluna, prevenindo lesões.

Exercício físico e alimentação adequada andam juntos

É comum ver homens bombados se empanturrando de fatias e mais fatias de pão para transformar toda essa massa em músculos. Por outro lado, com outros objetivos, é ainda mais comum ver mulheres cortando diversas coisas do cardápio. A nutricionista Yara Salviano aconselha que um profissional de sua área seja consultado para uma avaliação, “assim poderá saber sua realidade”.

A nutricionista Michele Fernandes faz um lembrete: quem vai começar a praticar exercício físico ira aumentar o gasto energético e é necessário aumentar a ingestão calórica e a quantidade de refeições ao dia de maneira fracionada. Uma dica é aumentar a ingestão de carboidratos, visto que eles são uma das fontes de energia. A busca por alimentos não industrializados visa ajudar no alcance dos objetivos. Em geral é aconselhável beber dois litros de água por dia, mas “quanto maior a intensidade e o nível de transpiração, maior será a necessidade da reposição de líquidos”. Não vale usar a dieta que o amigo está usando, cada organismo é diferente e precisa de uma atenção especial, “afinal nossas necessidades são diferentes”.  O importante é focar na saúde antes da estética.

 

Indicações dos especialistas:

* Tenha um espelho para poder observar a sua postura

* Se você estiver fazendo, por exemplo, abdominais, e doer as costas, não insista. O exercício mal executado pode gerar lesões.

* em caso de caibras também suspensa o exercício.

* Você deve ter um objetivo claro em mente para não desleixar

* o ambiente deve ser apropriado e sem distrações para melhor aproveitamento

* Se for possível ter acompanhamento ao menos no início, é o aconselhável para conhecer melhor os movimentos e evitar lesões.

 

Indicações da CsLia:

  • O Pinterest é um site de busca refinado, lá você pode digitar a parte do corpo que pretende trabalhar e assim achará várias imagens, tutoriais e vídeos que te darão certo auxílio ao fazer exercícios em casa
  • A Cassey Ho é uma ótima instrutora online, super animada e que sempre te lembra de cuidar da postura e respiração.
  • Existem Apps que podem te ajudar nessa empreitada, mas se quiser saber um logo de cara, o SWORKIT lite tem um personal trainer no seu celular.

 

******************************************************************

Em breve a série “Inspirações de tirar o fôlego”, onde você conhecerá jovens, adultos e idosos para servirem de motivação aos seus objetivos.

*****************************************************************

Anúncios

2 comentários sobre “Na minha casa ou na sua academia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s