A educação sexual começa em casa

Ilustração de behance.net

O sexo é um tabu entre muitas famílias e ironicamente também é o principal para a construção física da mesma. São poucas às vezes em que o assunto é abordado perto dos filhos, especialmente crianças.

A relação sexual deveria ser um assunto descomplicado, mas com o tempo a cultura do sexo foi se pervertendo e hoje o tema causa risos. Como será educar os pequenos sobre algo que se tornou motivo de piada entre adultos?A psicóloga Mary Andrade diz que a criança que aprende em casa cria uma maturidade mais saudável.

Muitos pais e responsáveis tem dúvidas em relação a idade ideal para falar sobre sexo e até mesmo relações afetivas com a criança ou adolescente. Mary afirma que “a idade certa para a criança é quando surge a indagação, o bom é aprender em casa”.

Em pesquisa feita com jovens brasileiros, 85% dizem ter aprendido o que sabem sobre sexo na escola e 15% aprendeu em casa com os pais. Outro estudo feito em 2008 pela Sysmantec aponta que 55% dos brasileiros tem acesso a pornografia na internet. A busca pelo assunto na internet pode ser um reflexo da curiosidade que a criança tem e não é atendida pelos pais, o que traz consequências lastimáveis para a mente.

Quanto mais os pais conversarem com os filhos e se mostrarem abertos para falar sobre o assunto, muitos problemas podem ser prevenidos. Gustavo Maximiliano Dutra é ginecologista e reforça que acima do constrangimento existe uma responsabilidade muito grande dos pais. Segundo ele, “a educação sexual previne gravidez na adolescência”.

Para o desenvolvimento de crianças mais saudáveis e maturas a educação sexual é muito importante. A escola tem uma parcela relevante na ciência, mas o essencial se aprende em casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s