Tudo que você precisa saber sobre calcinha

Muitas mulheres não sabem que estão cuidando e usando de forma errada essa peça íntima

Acredito que todas as mulheres têm dúvidas sobre calcinha, mas parece ser uma coisa boba. De forma geral, será que estamos usando, lavando e secando nossas roupitchas de forma correta?

Existem vários tipos de calcinha e com certeza tem um modelo ou outro que fica melhor no seu corpo, mas aqui não estou falando de beleza e sim de saúde.  Na minha opinião as cuequinhas (ou calesson, mais chique) são as mais confortáveis, mas isso vai de mulher pra mulher. O importante é não ficar apertada, com marca, banhas transbordando.  Mas, entretanto e todavia, médios e ginecologistas dizem que usar calcinha faz mal. Por quê? Vocês sabem que nossa área íntima precisa respirar, mas admita, raramente isso acontece.

O pano da calcinha é grosso, o que não permite a circulação de ar. Sendo assim, essa parte fica aquecida e acontece uma proliferação de bactérias que abrem as portas para infecções e o tão famoso corrimento. Fora que além da calcinha ainda vêm aquele jeans apertado. Nada bom. O ginecologista José Bento brinca: “as saias não foram inventadas à toa”. Os perigos não param por aí. A calcinha apertada pode gerar varizes e celulite, e algumas cores soltam corantes que provocam irritação. É, putz.

Calma moças! Não precisa parar de usar imediatamente. Até porque o hábito não permite, mas sabe aquela sua calcinha apertada? Esquece ela.  Quanto ao tecido, procure uma de algodão, ela deixa você mais livre leve e solta.  Se você se assustou com a notícia de que as calcinhas geram baterias e fungos, lavar e secar da forma correta pode ajudar a evitar isso. Ana Cristina Paixão é médica, ginecologista, e como mulher sabe bem do que estamos falando:

Lavar no banho e secar a calcinha: você está fazendo isso errado.

Quando lavamos no banho, geralmente usamos  sabonete. O mais indicado, no entanto, é o sabão neutro com água quente e corrente. Depois de lavada ela deve ficar em um local arejado e seco, e não pendurada no Box.  Se deixar ali no banheiro, quando usar a peça pode te deixar com coceira, mau cheiro e essas coisas desagradáveis. Assim que ela estiver seca no varal, não guarde na gaveta. Coloque junto com as roupas para passar para evitar as bactérias e os fungos, aí sim pode guardar.

Dormir sem calcinha?

O ginecologista Paulo Novak afirma que “dormir sem calcinha melhora a circulação e ajuda a arejar a área, além de diminuir corrimentos”. Agora que você já sabe que precisa respirar, pelo menos durante a noite, querida leitora… Liberte-se!

Fontes:

Usar calcinha faz malBolsa de MulherClínica Domus

Mitos e verdades sobre a saúde íntima da mulher

Anúncios

Um comentário sobre “Tudo que você precisa saber sobre calcinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s