Água para egoístas

  No chuveiro público a placa dizendo “cante só o refrão” é evidente. Campanhas de conscientização já se tornaram clichês. Todo mundo sabe que não é pra lavar o carro com mangueira ou trocar a vassoura da calçada pela geniosa “vap”. No entanto, embora a água seja de interesse comum e a economia dela ainda mais, dados da ONU afirmam que uma pessoa gasta em média 200 litros de água por dia. E então?

Algumas pessoas dizem que a água nunca vai acabar. E é verdade, mas a água potável pode acabar sim, e o pior: cedo. Se a água potável acabar -caso o mal uso continue sendo alarmante, a carne acaba. A agropecuária fica escassa e o mundo sofre sem vida. E assim, o problema da falta de água que era peculiaridade dos sertões nordestinos, chegou a capital de São Paulo. Agora os paulistas estão sendo obrigados a saber moderar com o pouco de água que tem, considerando que 33% da água é usada para descarga.

É difícil economizar e mudar hábitos, mas não é impossível. Na Nova Zelândia boa parte das casas senão todas tem uma caixa de água que enche por dia. Esse quantidade deve dar para tomar banho, cozinhar e tudo mais. Embora pareça ser ruim ter que tomar banho em 3 minutos, o país não sofre por falta de água e nem precisa de muitas campanhas para melhor uso. Se o Brasil continuar banalizando esse recurso por julgar que temos muito, não vai demorar para que o governo tenha que tomar medidas mais drásticas e que os perfumes brasileiros superem as fragrâncias de Paris.

A ideia dos kiwis (nativos de Nova Zelândia) não é ruim, mas eficiente. A água deve ser usada para o essencial e não de forma egoísta esbanjando. O nosso país tem muitos parque aquáticos, que poderiam ser enchidos somente no verão ou serem transferidos para praias, usando água do mar. Não adiantam mais campanhas, adianta ter senso crítico de pensar que água não é brinquedo e muito menos infinita. A água é vida.

(TEXTO DO DIA 10.11.14)

Leitura complementar: Petrus Logus: O guardião do tempo, Augusto Cury.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s